Um pouco sobre mim.

12/08/2021 Geral

Posso dizer que sou uma eterna estudante de um ensinamento que não tem fim. É muito gratificante poder vivenciar e compartilhar esses ensinamentos com meus alunos, vendo os benefícios em suas vidas. É isso que me inspira e motiva!

Começo este blog contando um pouco sobre mim. Fui executiva durante muitos anos e depois que descobri o Yoga, minha vida tomou uma nova direção. O Yoga é minha filosofia de vida. É meu trabalho, maneira como cuido do meu corpo, da alimentação, da minha mente e do meu lado espiritual.

Durante a minha vida de executiva, trabalhei em agências de propaganda em São Paulo. Nessa época, trabalhava dez horas por dia sob pressão e estresse e não tinha tempo nem disposição para fazer uma atividade física com regularidade, apesar de gostar de esportes. O meu tempo livre era dedicado à minha filha Marina, que na época era uma criança. Esporadicamente me aventurava a fazer ginástica e musculação. Achava que a única maneira de manter a forma era frequentar uma academia.

Por outro lado, a dança sempre esteve muito presente na minha vida. Fiz ballet clássico durante 17 anos em uma tradicional escola em São Paulo. Lá aprendi a disciplina que o ballet clássico exige. Tive ainda a oportunidade de fazer os exames do Royal Academy of London. Depois conheci o ballet moderno, que me ensinou a liberdade da expressão do corpo e me fez tirar a sapatilha dos pés. Finalmente, conheci o Flamenco, uma arte que me encanta, com sua música, seus movimentos fortes e suaves e sua dança feminina e sensual. Para mim, é uma outra maneira de relaxar o corpo e a mente.

Como sempre estive nessa sintonia de movimentar o corpo, há 15 anos me interessei pelo Yoga, por parecer uma forma de exercitar e alongar o corpo com equilíbrio e consciência. Foi assim que comecei a praticar e nunca mais parei. Logo percebi que não se tratava somente de uma prática física, mas que envolvia muitas outras coisas, como respiração, relaxamento e meditação. Tudo isso sustentado por uma filosofia. Mergulhei tão intensamente que me desliguei da propaganda e resolvi me aprofundar nesses ensinamentos e na prática do Hatha Yoga.

Em 2009, concluí o curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Yoga na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), em uma parceria com o Instituto Kaivalyadhama de Yoga em Lonavla, Índia. No mesmo ano, fiz o Curso de Formação de Professores de Yoga (CYMAM Yoga Teacher Training), com Marcia de Luca e Greta Hill. Em 2011, fiz o curso de formação com Micheline Berry em Vinyasa Flow Yoga, uma prática mais intensa de Hatha Yoga que sincroniza respiração e movimento. Fiz ainda diversos cursos na USP, estudei filosofia e meditação na Associação Palas Athena e frequentei workshops com David Frawley, Gustavo Ponce, Pedro Kupfer e muitos outros.

Para conhecer um pouco da riquíssima cultura onde se originou o Yoga, em 2010 fui passar uma temporada na Índia com o objetivo de participar de um Congresso de Yoga e Ayurveda e de um retiro com o Professor David Frawley. Essa viagem foi riquíssima em aprendizados de vida e de Yoga.

Nos últimos cinco anos, tenho me aprofundado no estudo de Vedanta com a professora Gloria Arieira, fundadora do Centro de Estudos Vidya Mandir no Rio de Janeiro.

Durante toda a minha trajetória, sempre dei aulas particulares de Hatha Yoga e tenho muitos alunos que me acompanham há muito tempo. Há dez anos sou professora de Yoga do clube Sociedade Harmonia de Tênis em São Paulo.

Montei este este site/blog – INFINITYOGA - para despertar e inspirar as pessoas a conhecer e praticar Yoga de forma acessível, interessante, interativa e prazerosa.

Neste momento difícil e marcante de pandemia pelo qual estamos passando, o Yoga pode ter um papel ainda mais importante em nossas vidas. Precisamos nos exercitar, mas, mais do que isso, precisamos relaxar o corpo e a mente. O Yoga oferece muitas ferramentas para isso. Vamos usá-las e viver bem!

Namastê,

Sylvia