É possível meditar em movimento?

19/12/2021 Geral

Sim, é possível meditar em movimento. Achamos que meditar é estar sentado na postura de lótus, permanecer imóvel por um longo tempo em total abstração. Essa é a meditação mais sublime se é que podemos dizer isso. É o que poderíamos chamar de Samadhy. Alcançar este estado é para poucos e exige muita dedicação. Mas para nós que vivemos neste mundo frenético, agitado e com incessantes de estímulos, meditar parece ser algo muito difícil e longe de se alcançar. Mas isso não é verdade! É possível meditar de várias maneiras, inclusive em movimento. 

Meditar é estar no momento presente com o foco da atenção em alguma coisa. Podemos meditar com foco na respiração, em um mantra, em uma imagem, em um pensamento ou até no movimento do corpo. A partir do momento que a atenção está exclusivamente voltada para um foco, estaremos em um estado meditativo. Quando estamos neste estado, estamos tão envolvidos que perdemos a percepção do tempo. Você já deve ter vivenciado momentos assim. Meditar é a habilidade de direcionar a mente sem distração ou interrupção. Antes de mais nada é necessário aquietar a mente. Com a mente calma e tranquila podemos ter experiências meditativas.

Podemos meditar em movimento de diversas formas. Na prática do Yoga quando realizamos sequências da Saudação ao Sol, devemos nos concentrar na respiração e no movimento do corpo, deixando a respiração conduzir o movimento do corpo. Ao realizar a Saudação ao Sol, nossa atenção está voltada para a transição das posturas sincronizadas com a respiração, isso é uma forma de meditação. 

Esta prática de Yoga em movimento é chamada de Vinyasa Flow Yoga. Nesta técnica, criamos sequências de asanas tendo como base a Saudação ao Sol. Nyasa significa "colocar" e o prefixo Vi quer dizer "de um jeito especial"; e tudo isso num movimento fluido e suave.

Uma outra forma de meditação em movimento é fazermos uma caminhada meditativa. A intenção não é fazer um exercício aeróbico, mas sim caminhar devagar, com a postura correta, a respiração presente e contemplando a natureza.

É possível meditar em movimento quando por exemplo, nadamos. Estamos completamente envolvidos com o movimento do corpo flutuando na água e na respiração sem pensar em competição ou tomada tempo. Particularmente adoro esta prática, simplesmente nadar no silêncio da água.

O interessante é vivenciarmos o nosso dia a dia de forma meditativa. Fazer as nossas atividades simples de rotina que envolvem movimentos mas de forma presente, onde o corpo e mente estão envolvidos no que estamos fazendo, seja cozinhando, tomando banho etc. 

O que vale é estar concentrado, no momento presente, em movimento ou não!

Namastê.